Algumas considerações sobre "Bafo Azedo"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Algumas considerações sobre "Bafo Azedo"

Mensagem  Raphael Ramos em Seg Mar 10, 2008 8:11 am

Pessoal, eu consegui algumas informações sobre cetoacidose ácida (CAD), mas eu queria que vcs confirmassem em outras fontes. Pode ter ocorrido a perda de alguns trechos no resumo, por isso é bom vcs conferirem.

A) Quais os tecidos que não precisam de insulina no transporte de glicose
São insensíveis à insulina os tecidos que não possuem a GLUT-4(tranportadora que tem seu número aumentado pela ação insulínica. São eles: epitélio do intestino, túbulos renais, eritrócitos, leucócitos, cristalino, córnea, fígado e encéfalo.

B)Relação da sonolência, do vômito a da náusea com a diabetes melito tipo 1 (DM tipo 1)
Nos nervos - e nos tecidos acima -, onde a insulina é dispensável, a entrada exagerada de glicose devido à hiperglicemia proporciona a formação em grande escala de sorbitol, um poliol. (Além da fosforilação, o organismo pode reter a glicose convertendo-a em poliol.) O acúmulo de poliois gera efeitos osmóticos fortes, causando retenção de água e inchando os neurônios. Isso causa a neuropatia diabética, caracterizada principalmente pela diminuição da velocidade de condução nervosa. Ela causa sonolência e, ao atingir o nervo vago - que possui fibras responsáveis pela musculatura lisa do estômago, esôfago, intestino delgado, entre outras - pode provocar a disfunção e consequente vômito. Há também a questão de que o acúmulo de corpos cetônicos podem provocar vòmito, mas eu não consegui achar o porquê.

C) O que é o bafo azedo
Como já foi dito na quarta feira, ele ocorre devido à poresença de corpos cetònicos. Eles surgem por causa da ausência de insulina, que não ativa as GLUT-4 dos músculos esqueléticos e adipócitos. Estes últimos liberam exageradamente ácidos graxos que, no fígado são degradados a acetil-CoA desloca-a para a rota de produção de corpos cetônicos.

Referências:
BANDEIRA, Francisco, CALDAS, Gustavo, FARIA, Manuel, GRIZ, Luiz, MACEDO, Geiza. Endocrinologia-diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: Medsi, 1998.
CHAMPE, Pamela, FERRIER, Denise R. , HARVEY, Richard A.Bioquímica Ilustrada.
GRAY. Anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977.

Raphael Ramos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

contribuição de rafael ramos

Mensagem  Paulo Baptista em Qui Mar 13, 2008 6:55 pm

parabéns rafael pelos comentários e por citar as fontes

Paulo Baptista

Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum